segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

NHOQUE SEM ERRO

Nhoque sem erro


 
INGREDIENTES
Massa
800 g de batata sem casca e cortada em cubos
4 colheres (sopa) de leite em pó (30 g)
1 gema
150 g de queijo parmesão ralado
sal, pimenta-do-reino moída e noz-moscada ralada a gosto
80 g de farinha de trigo
Molho al Limone
2 colheres (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
raspas de 2 limões sicilianos
1 cebola picada
500 ml de creme de leite fresco
suco de 2 limões sicilianos (100 ml)
sal a gosto
Molho de manteiga com sabor de azeite
100 g de manteiga amolecida
¼ xícara (chá) de azeite gelado
ervas picadas a gosto (manjericão, tomilho, salsa e cebolinha)
MODO DE PREPARO
Massa
Coloque em uma panela com água fervente, batata sem casca, cortada em cubos e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire do fogo, escorra as batatas e passe-as pelo espremedor.
Transfira as batatas espremidas para uma panela, adicione 4 colheres (sopa) de leite em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até secar e formar um purê de batatas (aproximadamente 3 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
Numa tigela coloque o purê de batatas (feita acima), gema, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino moída e noz moscada ralada a gosto e misture. Adicione farinha de trigo e misture rapidamente até formar uma massa lisa.
Pegue uma porção da massa e, numa superfície enfarinhada, vá enrolando a porção de massa com as mãos, fazendo rolinhos compridos com cerca de 30 cm de comprimento. Com uma faca enfarinhada, corte os rolinhos em pedacinhos de 2 cm formando os nhoques e vá reservando-os, sempre polvilhando um pouco de farinha de trigo.
Depois, cozinhe os nhoques em bastante água fervente e, quando eles subirem, retire-os com uma escumadeira e coloque-os numa tigela com água fria para parar o cozimento. Transfira os nhoques para um prato de servir, acrescente o molho de sua preferência e sirva imediatamente.
Molho al Limone
Em uma panela, em fogo médio, derreta manteiga e doure os dentes de alho picados, raspas de limões sicilianos e a cebola picada (por cerca de 4 minutos). Depois acrescente creme de leite fresco e suco de dois limões sicilianos, abaixe o fogo e deixe reduzir e encorpar por aproximadamente 8 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo, coe o molho e acerte o sal. Sirva a seguir com nhoque de batatas.
Molho de manteiga com sabor de azeite
Em uma tigela de inox gelada, sobre uma outra tigela com água gelada e gelo misture, com um batedor de arame, manteiga amolecida, azeite gelado e ervas picadas a gosto (manjericão, tomilho, salsa e cebolinha) até endurecer levemente. Sirva sobre o nhoque cozido.
DICA: Se quiser, pegue porções maiores de massa, recheie com um pedaço pequeno de muçarela e feche em formato de bolinha formando inhocões. Depois coloque-os em um refratário com o molho de sua preferência e leve ao forno para aquecer e derreter o queijo. Sirva em seguida.
RENDIMENTO
6 porções 
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira