terça-feira, 4 de março de 2014

CUSCUZ PAULISTA

O cuscuz paulista é uma das receitas típicas da região Sudeste


Prato árabe originário da região norte da África, o cuscuz é uma iguaria apreciada por pessoas dos mais diversos lugares do planeta. A base da massa do cuscuz é feita de farinha ou polvilho, milho, arroz ou mandioca. Muito popular em Portugal, o prato foi trazido ao Brasil com a vinda da família real, em 1808. Aqui, foram adicionados outros ingredientes que incrementaram a receita do cuscuz. Na época dos bandeirantes paulistas – viajantes que procuravam por ouro de São Paulo até Minas Gerais –, o cuscuz era um dos principais alimentos que ao mesmo tempo era leve e resistia às grandes caminhadas. Daí, veio o nome cuscuz paulista, um delicioso prato conhecido em todo o Brasil.

Nível de Dificuldade:Moderada

Ingredientes

     1/2 xícara de chá de azeite
      2 xícaras de chá de água quente
2 pimentões picadinhos (verde ou vermelho)
1 cebola picada
1 lata de ervilha
1 caixa de molho de tomate
1 lata de milho
3 xícaras de chá de farinha de milho
2 ovos cozidos
2 latas de atum
Caldo de galinha
Tomates em rodelas
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
O primeiro passo para fazer um saboroso cuscuz paulista é simples.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue os seguintes ingredientes: cebola, pimentões, ervilhas e milho. Coloque sal e tempere a gosto.
Adicione o molho de tomate, o atum e o caldo de galinha e mexa bem até a mistura se dissolver.
Acrescente as duas xícaras de água quente e espere até a mistura ferver.
Agora, acrescente a farinha de milho e mexa bem até que todos os ingredientes fiquem incorporados à massa. Para evitar que a masse fique empelotada, adicione a farinha de milho aos poucos.
Quando a farinha estiver cozida, coloque os temperos a gosto, como a salsinha e a pimenta-do-reino, que são responsáveis pelo sabor final. Quando a massa estiver soltando da panela, você já pode desligar o forno.
Em seguida, reserve a massa, pois é hora de preparar a decoração do prato. Em uma forma untada com azeite ou manteiga, coloque os ingredientes para decorar o cuscuz, como os ovos cozidos e os tomates cortados em rodelas. A forma de pudim com um furo no centro é a mais utilizada na receita do cuscuz.
Se preferir, coloque mais ingredientes para decoração do prato. Acomode a massa na forma com cuidado e distribua igualmente. Depois, usando uma espátula, aperte as extremidades até que a mistura fique homogênea.
Quando o cuscuz esfriar, retire da forma e o prato está pronto para servir. O cuscuz paulista pode ser degustado frio ou morno, dependendo do gosto. Agora, você está pronto para degustar uma das receitas mais saborosas do Sudeste brasileiro. Aproveite e bom apetite!

Dicas & Advertências

Um dos segredos para a massa ficar consistente é mexer bem a mistura em todas as etapas.
Se preferir, você pode substituir o atum por outros ingredientes, como frango, sardinha ou camarão.
Como em qualquer receita gastronômica, seja criativo na decoração do prato.

Cuidado para não deixar a massa queimar. Caso contrário, toda a receita ficará comprometida.

Nenhum comentário: