sábado, 22 de março de 2014

Moqueca light de batata doce do Abobrinhas Catering.


Produção: Luana Budel /Abobrinhas Catering
Foto: Mariana Og

Moqueca light de batata doce

2 porções

1 cebola em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 tomate em rodelas
1 batata doce em rodelas
150ml de óleo de amendoim
½ colher de sopa de semente de urucum
½ colher de sopa de cúrcuma em pó
Coentro a gosto
Sal marinho a gosto
Caldo de vegetais caseiro a gosto
  • Esquentar o óleo de amendoim com as sementes de urucum. Deixar descansar até o óleo ficar com a cor e aroma do urucum. Coar.
  • Em uma panela funda, ou de barro, fazer camadas começando com a cebola, batata, pimentão e tomate. Acrescentar a cúrcuma, o sal e o óleo. Adicionar caldo até 1/3 da altura dos vegetais. Por último o coentro. Cozinhar por 30 minutos com a panela fechada ou até os vegetais estarem tenros.
 1 xícara de arroz integral agulhinha
1 colher de sopa de ghee
Sal sal marinho a gosto
Água a gosto
  • Cozinhar o arroz em água até ficar al dente. Coar. Misturar o ghee e sal.
  • Decorar com ceboulette e sementes de c capuchinha hia e pétalas de flores comestíveis (crisântemo,)
 Ingredientes funcionais:
 Ghee: ou manteiga clarificada vem sendo utilizada na Índia há milênios de anos tanto na culinária como nos tratamentos medicinais milenares.

É tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas que tenham baixa intolerância à lactose. Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo podendo suportar temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas. Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como o Ghi (ghee) é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.
 Semente de chia: as sementes de chia têm elevados níveis de ómega-3. As suas outras potencialidades incluem grandes quantidades de fibras e proteínas e uma variedade de vitaminas e sais minerais, incluindo cálcio, fósforo e ferro.

 Óleo de Amendoim: contém ácido a linolênico que estimula o sistema imunológico, ação antinflamatória. Contém também esteróis vegetais que reduzem o risco de doenças cardio vasculares.
 Tomate e pimentão vermelho: contém licopeno, antioxidante, reduz os níveis de colesterol. O licopeno é melhor ingerido quando cozido. Contém também flavonoids que previnem cancer, são vaso dilatadores, antinflamatória e antioxidante.
Arroz integral: contém fibras solúveis e insolúveis que reduzem o risco de câncer de colon e estimulam o funcionamento intestinal.
 Cebola: contém sulfetos alílicos que reduzem o colesterol e a pressão sanguínea. Melhoram o sistema imunológico e reduzem o risco de câncer gástrico.

Nenhum comentário: