terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Filé Bovino Grelhado na frigideira

Filé Bovino Grelhado na frigideira


Patinho cortado em bifes não muito finos, e também pode ser feita com alcatra e contrafilé.

Azeite para regar a carne, eu coloco 1/2 colher de sopa.

Sal e pimenta a gosto (se você quiser, pode acrescentar um envelope de caldo de carne 0% de gordura em pó  e depois acertar o sal)


Preparo

Tempere o bife com sal, pimenta (ou caldo de carne) e azeite. Misture tudo muito bem com as mãos e deixe tomando gosto por uns 10 minutos.

leve ao fogo uma frigideira antiaderente sem nenhum tipo de óleo ou azeite. Deixe aquecer muito. Para saber se está na temperatura certa, jogue algumas gotas de água nela: se ao invés de evaporarem, as gotas se fecharem em “bolinhas” que correm pela frigideira, a temperatura está boa.

Acrescente o bife. Vai subir uma baita fumaça e você vai pensar que a carne está queimando. Não se preocupe. É assim mesmo e o truque é a frigideira quente. Ao colocar a carne em contato com a superfície muito quente da frigideira, ela será “selada”. Isso impede que os sucos da carne saiam e a deixem dura e sem-gosto. Ao virar, use sempre uma pinça. Nunca utilize garfos, pois os furos fazem a carne perder seu suco natural.

O ponto da carne vermelha, pra mim, é grelhada por fora e rosada por dentro. Para deixá-la neste ponto fique de olho: quando pequenas gotas de sangue do interior do bife começarem a vir à superfície e a cobrirem quase por completo, é hora de virar o bife. Deixe por mais três ou quatro minutos e está pronto pra servir.

Use azeite apenas para dar uma leve temperada no bife e mais nada. Nâo esqueça: quanto mais quente a frigideira, melhor.

Nenhum comentário: