segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Torre de batata yacon, berinjela e hambúrguer de frango

Ingredientes:


4 batatas yacon descascadas, cortadas em cubos médios
1 berinjela média (com cerca de 10 cm de diâmetro)
1 peito de frango pequeno
1 cebola média picada
folhas de 8 ramos de salsinha picada
4 colheres (sopa) de óleo de milho
sal e orégano desidratado a gosto

Preparação:

Coloque as batatas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe por 35 minutos, ou até ficarem "al dente". Retire do fogo, escorra a água e reserve.

Corte as berinjelas em 8 rodelas de 1 cm de largura cada uma, salpique sal dos dois lados e reserve.

Lave o peito de frango, elimine a pele, os ossos e as cartilagens e pique a carne. Coloque no processador, adicione a cebola e o sal e bata por alguns segundos, ou até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e misture a salsinha. Com a massa, modele 4 hambúrgueres de 10 cm de diâmetro cada um.     Lave as rodelas de berinjela, seque com toalha de papel e reserve.

Aqueça metade do óleo numa frigideira antiaderente e grelhe os hambúrgueres até dourarem dos dois lados. Retire do fogo e reserve.

Na mesma frigideira, aqueça o óleo restante, espalhe as rodelas de berinjela e deixe grelhar, até dourar dos dois lados. Retire do fogo.
Coloque um aro vazado de 10 cm de diâmetro sobre os pratos, disponha 1 rodela de     berinjela, 1 hambúrguer e a batata. Retire o aro e salpique o orégano desidratado. Sirva em seguida.
Dicas:
Originária do Peru, a batata yacon, apesar de conter açúcar na forma de oligo frutose, um tipo de carboidrato que é absorvido e utilizado pelo organismo, possui caloria inferior a outros tipos de raízes e tubérculos. Este açúcar (carboidrato) não aumenta os níveis de glicose no sangue, tornando o seu consumo adequado para os diabéticos.




2 comentários:

Nutri disse...

Frutooligosaacarideos são considerados fibra e portanto não são absorvidos. Por isso que essa batata é recomendada para pessoas com diabetes. Essa fibra retarda a absorção do açúcar, além de fazer bem para o intestino.

Santos de Castro disse...

Veajam a importancia